Fundada por Filipe P. de Oliveira, que cursou Biologia em Curitiba na PUC-PR e Geografia na UFSC em Florianópolis, iniciamos nossas atividades ainda quando estudantes universitários, criando um projeto de educação ambiental voluntário chamado “Quem conhece Preserva”, que tinha o objetivo de levar dicas de preservação do meio ambiente para alunos das escolas municipais de onde morava, em Governador Celso Ramos-SC, de uma maneira lúdica e divertida.
Logo em seguida vieram as ações de limpeza de praia, as ações ambientais colaborativas, gincanas ecológicas e consultorias para hotéis e parques. Estas ações começaram a ser realizadas também em outras cidades de Santa Catarina e do Paraná.
No ano de 2007 iniciamos algumas atividades direcionadas a conscientização na Ilha do Mel – PR, com o apoio do projeto Keep the Ocean Blue, da empresa Oceano Surf Wear e do IAP-PR.
Em 2018 retomamos com força total nossas atividades com um diferencial único – o descarte sustentável e o reaproveitamento inteligente de material, ou seja, todo “lixo” retirado das nossas ações ambientais são encaminhados para a sobrevida, seja para reaproveitamento ou transformação.
Não utilizamos aterros sanitários em nossas ativações.
É nosso programa voluntário de Educação Ambiental para escolas. Atividades em sala de aula com abordagens lúdicas, explicativas e de conscientização, abordando como tema a problemática dos resíduos descartados em nossas praias.
Ações de limpeza de praia com foco na educação ambiental, conscientização e preservação.
Todos os resíduos coletados em nossas ações são destinados a Eco Local Atividades Ambientais, que aplica selos de certificação do descarte e operacionaliza de maneira sustentável a sobrevida destes materiais coletados.
O Programa Eco Local nas Escolas é voluntário e tem como foco dar continuidade na metodologia aplicada no Projeto “Quem conhece Preserva”, no intuito de apresentar aos alunos conhecimentos para despertar o interesse deles em preservar.
Nestas apresentações trazemos a tona assuntos associados a problemática dos resíduos descartados e encontrados em nossas praias.
Utilizamos de nosso material didático, como apostilas, informativos e vídeos, mas também trazemos para a sala de aula o lúdico, com atividades e jogos de tabuleiro, atividades artísticas, entre outras.
No ano letivo de 2020, atenderemos mais de 3000 alunos. Nosso alvo são alunos do quinto ano, porém atendemos qualquer faixa etária.
O programa Eco Local nas Escolas também divulga projetos parceiros, como o projeto Keep the Ocean Blue, da Oceano, e estamos com um intercâmbio de atividades com a ONG Projeto Ondas, com sede em Guarujá-SP.
Nossas ações de limpeza de praias, mangues, rios e restingas tem um diferencial único: nós transformamos todos os resíduos coletados nestas ações em produtos ou damos sobrevida dirigida.
Nosso foco é interceptar o que já está na natureza e reaproveitar em 100% estes materiais. Realizamos também uma seleção quantitativa e qualitativa deste material.
No ano de 2019, realizamos mais de 90 ações em 4 estados do Brasil – PR, SC, SP e RJ.
Retiramos mais de 15 toneladas de resíduos em nossas ações, que tiveram reaproveitamento e sobrevida em sua totalidade. Tivemos ainda a participação voluntária de mais de 1500 pessoas.
Para o descarte sustentável, contamos com a parceria de empresas especializadas em gestão de resíduos.
Todo material coletado em nossas ações são destinados a Eco Local Atividades Ambientais, que se responsabiliza pela operação de descarte e pelos processos de sobrevida até sua reutilização.
Desde 2018, todos os materiais coletados são auditados por uma empresa do setor que valida a quantidade, as categorias e o peso.
Após este processo, os resíduos são encaminhados às empresas especializadas para serem reaproveitados e fechar um ciclo sustentável.
As ações ambientais da ONG Eco Local Brasil não utilizam aterros sanitários nem outras formas de descarte.
Eco Local Brasil
Eco Local Brasil