Projeto Pé na Estrada Praia Limpa 2020 – ONG Eco Local Brasil

0

Começou o maior projeto com ativações sócio ambientais já realizado no Brasil

Por Filipe Oliveira (Eco Local Brasil)

LIXO DE PRAIA SE TRANSFORMARÁ EM BRINQUEDOS SUSTENTÁVEIS PARA DOAÇÃO A PROJETOS SOCIAIS E INSTITUIÇÕES POR ONDE PASSARMOS

O que é o projeto Pé na Estrada – Praia Limpa?

Inicialmente o Projeto foi criado para levar Educação Ambiental às escolas por onde a ONG Eco Local Brasil atua, apresentando aos alunos as possibilidades de cuidarmos da natureza e também de reaproveitar os resíduos retirados das ações realizadas com as escolas, sendo elas internas – em sala de aula, ou externas – realizadas nas praias.

Como forma de incentivar e aumentar a imaginação desta nova geração com as possibilidades para o futuro, desenvolvemos brinquedos feitos com o lixo plástico retirado das praias, para deixar como brinde aos alunos em nossas atividades.

 

Quem realizará o projeto?

A execução do projeto será realizada pela ONG Eco Local Brasil que atua há 17 anos em ações ambientais de limpeza de praia e educação ambiental em escolas pelo Sul e Sudeste do país.

Desde de 2018, a ONG vem aplicando um diferencial único em suas ativações. Trata-se da responsabilização pelo descarte dos resíduos coletados, sem a utilização de aterros e ainda reaproveitando em 100% os materiais coletados, transformando-os em matéria prima para produtos sustentáveis conceito, como os brinquedos, por exemplo.

 

Com o Covid / Pandemia como será?

Devida esta situação que o mundo todo está vivendo, tivemos que nos reinventar para não estacionarmos nossas atividades, então adaptamos as ações para atividades isoladas e sem aglomerações mantendo todas as medidas de segurança decretadas e como não poderemos atuar em salas de aula e nem nas escolas, resolvemos pensar nas crianças de uma outra maneira – direcionando estes brinquedos como doação para projetos e instituições que estão na frente de batalha com doações e atendimentos.

 

Como funcionará este projeto? Conheça todas as etapas.

Serão ações ambientais isoladas realizadas pela ONG Eco Local Brasil em 3 estados do Brasil (PR, SC e SP) envolvendo colaboradores convidados ilustres em cada cidade que atuarmos.

Esta ação fará parte do dia-dia deste convidado. Não será um evento agendado nem existirá nenhum motivo para aglomerações, afinal todos eles têm uma ligação direta com as praias. Muitos são atletas profissionais de surf, atletas da elite do surf, coordenadores de projetos ambientais ou pessoas que tem nas praias seu reconhecimento.

Serão coletados resíduos plásticos ( Lixo de Praia ) em uma ação ambiental isolada com este convidado. O objetivo desta ação é alertar e conscientizar sobre a problemática que o mundo vem enfrentando em relação a poluição de nossos oceanos.

Após esta parte ambiental entraremos com a ativação de uma ação social.

O lixo plástico coletado pelo nosso convidado é transformado em brinquedos pelos processos aplicados como diferencial pela ONG Eco Local Brasil de beneficiamento destes materiais, e será preparado um lote destes brinquedos para serem doados a projetos sociais ou instituição indicadas pelos nossos convidados.

Vale salientar que o processo de entrega dos brinquedos para as famílias cadastradas destes projetos será de responsabilidade da instituição beneficiada. A Eco Local Brasil não fará parte deste operacional.

[textmarker color=”F8FF21″]No total serão mais de 1200 brinquedos distribuídos, ou seja, 1200 crianças serão beneficiadas pelo projeto.[/textmarker]

 

Por que Brinquedos nesta época de Pandemia e não alimentos?

Temos acompanhado sérios e responsáveis trabalhos de angariação de alimentos, medicamentos, itens de higiene, entre outros, e decidimos focar na futura geração.

As crianças também foram privadas de suas atividades e muitas delas não entendem o que está acontecendo e a realidade também nos relata que muitas ficam no fogo cruzado das discussões dentro de suas casas. Por isso pensamos nos brinquedos como um gesto para que elas entendam que também sabemos que elas estão ali.

Os brinquedos servirão de complemento a estes projetos beneficiados, instituições e escolas locais.

 

As Etapas Operacionais:

01. Viajar até o local de destino,
02. Encontrar os parceiros que irão colaborar com as ações,
03. Divulgação nas mídias locais ( rádio, TV..)
04. Realizar uma atividade ambiental “isolada” de limpeza de praia,
05. Visitar o local da atividade social,
06. Deixar o legado.

 

Quais os objetivos para este projeto?

– Inicialmente é alertar e apresentar a real problemática dos resíduos descartados em nossas praias, a poluição de nossos oceanos como um todo.
– Envolver atletas, projetos ambientais e colaboradores conhecidos nacionalmente e mundialmente pelo propósito da causa ambiental.
– Apresentar e difundir soluções sustentáveis já aplicadas por nós desde 2018.
– Realizar um trabalho social efetivo por onde passarmos com um resultado palpável da atividade executada, beneficiando projetos e instituições locais.

 

Assessoria de Imprensa e mídias

Estamos contando com emissoras e meios de comunicação para divulgar nossas atividades.

Serão divulgadas e preparadas para cada etapa realizada, sempre contando com plataformas digitais e emissoras locais tanto de TV como as rádios.

O projeto já teve algumas etapas piloto (imagens abaixo) e percebemos que seremos pauta e que terá uma ótima visibilidade, devido esta união de um produto sustentável com as ações sociais.

 

Calendário de ações programadas

20 à 24 de julho – Santa Catarina
Projetos Beneficiados: Projeto Surf Social – Morro do 25.
03 ações isoladas – Florianópolis.

25 à 28 de julho – Paraná
Projetos Beneficiados: Surf do Bem, Nocaute a Fome e Projeto de Paranaguá.
03 ações pelo litoral do Paraná.

29 de julho à 05 de agosto – São Paulo
Projetos Beneficiados: ONG Projeto Ondas, Instituto Gabriel Medina, Projeto Escola de Surf Maresias e outros ainda a definir.
05 ações em Santos, Guarujá, Maresias, Itamambuca e Praia Grande.

Todas sujeitas a confirmação devido as condições climáticas e das agendas previstas com atletas e colaboradores envolvidos.

Mais informações no Instagram: @ecolocalbrasil