SAIBA COMO SUBSTITUIR O OVO NAS PREPARAÇÕES!

0
02-Blog-Dicas-Substituir-ovo-565x320
– Cia da Saúde Piçarras –

Algumas pessoas têm limitação no consumo de ovo, seja por serem alérgicas, intolerantes, lactovegetarianas, vegetarianas estritas, veganas, ou outro motivo.

Vários alimentos podem ser facilmente substituídos, como por exemplo o leite animal (facilmente substituído por leites vegetais) e a carne animal, que pode ser trocada por proteína texturizada de soja, hambúrguer, almôndega e salsicha vegetais ou seitan (glúten); entre outros. As diferentes funções que o ovo desempenha nas receitas, entretanto, fazem com que ele seja um ingrediente difícil de ser substituído.

Algumas das funções do ovo nas preparações são: dar liga e emulsificar, ajudar a massa crescer, deixar a massa mais úmida e fofa, além de conferir cor e sabor. Vale lembrar que não existe um substituto milagroso, até porque cada alimento é único em sua composição e o resultado da receita depende da interação entre todos os ingredientes.

Mas, sendo necessária a sua substituição, temos algumas dicas de quais alimentos podem ser usados nas preparações!

(Todas as medidas sugeridas abaixo equivalem a aproximadamente uma unidade de ovo inteiro.)

Linhaça: 1 colher de sopa da semente de linhaça, com 3 colheres de sopa de água. Bata no processador até formar um creme. Você pode usar também apenas a semente hidratada em água por pelo menos 15 minutos, para obter a consistência da clara do ovo;

Chia: 1 colher de sopa da semente de chia, com 3 colheres de água. Misture e deixe descansar por pelo menos 30 minutos, ou até que esteja espessa, formado um gel.

Proteína de soja: 1 colher de sopa da proteína de soja em pó, com 3 colheres de sopa de água. Misture bem.

Agar-agar: 1 colher de sopa de agar-agar, com 1 colher de sopa de água. Misture bem.

Banana madura: ½ banana madura amassada. (Essa susbstituição é mais interessante na formulação de receitas doces)

Purê de maçã sem açúcar: ¼ de copo de purê de maçã sem açúcar e sem casca.

Manteiga de amendoim: 3 colheres de sopa.

Grão-de-bico: 1 colher de sopa de farinha de grão-de-bico, com 1 colher de sopa de água. Misture bem. (Essa susbstituição é mais interessante na formulação de receitas salgadas)

Aquafaba: nada mais é que o líquido do cozimento do grão-de-bico. Para o rendimento de uma xícara de aquafaba, use 1 xícara de grão-de-bico e 3 xícaras de água, cozinhe em uma panela de pressão, sem sal e sem temperos. Quando a panela começar a fazer barulho, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. O ideal é deixar o grão-de-bico de molho de um dia para o outro, e descartar a água do molho para cozimento. Esse é um ótimo substituto para claras em neve nas receitas.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Letícia Longhi Rocha
Nutricionista – CRN 10-3814
Fonte:
MONTENEGRO, L. 2017.

CIA DA SAÚDE
Balneário Piçarras (SC)
47 3347-1539