2º encontro de benzedeiras (Piçarras)

0
Encontro-de-benzedeiras-Piçarras

Fotógrafo: Cleiton Reinert.

Evento: 2º encontro de benzedeiras de Balneário Piçarras |
Data: 30.05.2019 – Local: Centro Cultural Luiz Telles – Balneário Piçarras (SC)

[toggles title=”Troca de saberes e registro histórico marcaram Encontro de Benzedeiras em Balneário Piçarras”]

Evento contou com benzedeiras da cidade, que realizaram uma troca de conhecimentos entre si e com pesquisadores presentes

Na última semana o Centro Cultural Luiz Telles recebeu muita energia positiva com o evento intitulado “Chá das Benzedeiras”. A ideia promoveu um registro histórico para a produção de um documentário sobre as experiências compartilhadas e a troca de saberes entre as benzedeiras e o público ouvinte. O evento contou com a presença de acadêmicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil ouvindo os relatos das benzedeiras.

“Foi um momento único, a cultura local ganhou muito com esse encontro, dando forma ao patrimônio imaterial, com o registro das benzedeiras. O ato é importantíssimo para mantermos essa prática”, exaltou a Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Silvana Maria Rebello Pereira. De acordo com o Diretor de Comunicação, Elinton Geremias, “estamos trabalhando agora na edição do material para disponibilizarmos a toda população. A ideia é de retratar curiosidades, histórias e como foram as primeiras experiências das benzedeiras. Tem muita emoção envolvida”, comentando ainda que o material também poderá se tornar um livro “vamos inscrever em editais estaduais para financiar o projeto”.

Benzimento

O benzimento é uma prática muito antiga, constituída como elemento da cultura popular Brasileira.

“A palavra ‘benzimento’, significa o bendizer, dizer o bem, então é realmente cuidar do outro de uma forma popular, tratar do próximo com um saber popular e muita fé”, explica a Naturóloga, Priscilla Cardoso.

Para Priscilla, o uso de plantas é comum entre benzedeiras.

“Muitas benzedeiras fazem uso de plantas, que servem, segundo elas, tanto para proteção, quanto para limpeza espiritual. É muito importante haver a troca desse conhecimento empírico, envolvendo também o conhecimento científico, já comprovado sobre o uso das plantas como forma de ajudar na qualidade de vida da população”, finalizou.

[/toggles]


[layerslider id=”3″]