Balneário Piçarras inicia os preparativos para a 6ª edição do Piçarraiá

0
0018

Marcos e Belutti fazem show principal do Piçarraiá 2018

A dupla sobe ao palco no sábado, 14 de julho; entrada é de 1kg de alimento não perecível.

Já iniciaram os preparativos para a sexta edição do Piçarraiá, na cidade de Balneário Piçarras. A festa acontece entre os dias 13 e 14 de julho, quando será produzida a maior canjica do Brasil, com mais de duas toneladas. Além da iguaria gigante, outras grandes atrações estão confirmadas, como os shows nacionais da banda Cidade Negra e da dupla Marcos e Belutti.

A banda Cidade Negra, liderada por Toni Garrido, se apresentará no Piçarraiá 2018 na sexta-feira, dia 13, com seus principais sucessos, entre eles “Onde Você Mora?” e “Girassol”. No sábado, dia 14, a dupla sertaneja Marcos e Belutti agita a galera com um repertório de sucessos, entre eles o hit “Aquele 1%”, que tem mais de 240 milhões de visualização no canal da dupla no youtube.

A maior canjica do Brasil

Porém, mesmo diante dos shows nacionais, a grande estrela da festa não poderia ser outra: a maior canjica do Brasil. O prato é preparado numa panela de ferro de 12 toneladas, que também leva o título de maior do Brasil, comportando um volume total de 7.450 litros. A circunferência da panela é de 9,24 metros e, só a tampa, pesa mais de uma tonelada e meia. A canjica será servida no sábado, a partir das 14h, gratuitamente.

Ação social

O Piçarraiá traz ainda pavilhão gastronômico com comidas e brincadeiras típicas de festa junina, organizadas pelas Escolas Básicas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal de educação, em conjunto com a Apae e o EJA. Os valores arrecadados são revertidos para as associações de pais e professores (APPs) de cada unidade escolar. No ano passado, a arrecadação total foi de R$ 60.742,23, que puderam ser investidos em ações, equipamentos e materiais para benefício de cada instituição de ensino.

Artesanato

Outra atração é a Feira Regional de Artesanato da Costa Verde& Mar, que reúne produtos de produção manual que retratam a cultura e a história da região da qual Balneário Piçarras faz parte. A Feira ficará dividida em stands por cidade, dentro do ginásio de esportes, que é parte da estrutura do evento.

Atrações culturais

Atrações culturais devem agregar ao Piçarraiá, que estará compondo a agenda municipal da comemoração aos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina. A prefeitura confirmará em breve a programação completa do evento, que também aumenta o fluxo turístico em baixa temporada, de modo a incrementar a economia do município, conforme comenta o prefeito Leonel Martins.

“O Piçarraiá traz uma repercussão muito positiva para Balneário Piçarras, movimentando a cidade e gerando incremento na economia local”, frisou.

Origem

A festa surgiu há cerca de 25 anos como um encontro da comunidade de Balneário Piçarras e uma estratégia das Associações de Pais e Professores das escolas para arrecadar verba adicional para as instituições. Em 2013, o evento tomou maior proporção, com a ampliação da estrutura e da programação.

“Sem esquecer as raízes, a festa conta com a participação das escolas municipais, que desempenham papel fundamental no desenvolvimento deste evento tão importante para a cultura do nosso município”, destacou o prefeito Leonel.

 

Por Elinton Geremias
Diretor de Comunicação
Prefeitura de Balneário Piçarras
47 3347 4703 | 9 9910 9081
www.picarras.sc.gov.br
www.fb.com/balpicarras