Plano de identidade de Balneário Piçarras revela relatório das oficinas de criação

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Dados irão servir como base para a construção da identidade da cidade; marca-lugar deve ser apresentada em maio para votação popular

O Plano de Posicionamento Competitivo e Identidade de Balneário Piçarras está com mais uma etapa concluída. Os dados coletados nas cinco oficinas públicas de criação foram tabulados e serão utilizados na construção das estratégias do Plano de Posicionamento e da Identidade (marca-lugar).

A secretária de Turismo, Susan Correa, explica que as informações colhidas nas oficinas servirão de alicerce para os trabalhos.

“As informações organizadas e tabuladas compreendem o conteúdo do relatório, que posteriormente, somadas aos resultados das demais formas de pesquisas realizadas ao longo do desenvolvimento do trabalho, fornecerão a base para o plano”.

As oficinas, que tiveram participação efetiva da comunidade, buscou através de exercícios práticos traduzir as visões individuais e coletivas sobre as potencialidades da cidade, impressões sensoriais, reputação, forças e fraquezas, além de promover um debate franco sobre a cidade que queremos para o futuro.

 

Os dados mais interessantes revelam que 45% das pessoas que participaram das oficinas acreditam que o azul é a cor que representa a cidade, seguidos de 32%, que acreditam ser o verde. Com referência aos sons, 43% responderam que o som que mais associa a Balneário Piçarras é o do mar, seguido pelo som dos pássaros.

Foi questionado referente a lembrança de uma gíria local, em que predominaram “meu chêro” e “querido”. Quanto ao comportamento do morador local, as respostas mais comuns foram: simples, acolhedor e conversador. Na relação entre os próprios moradores, 22% citaram como boa e 16% amigável.

Sobre o que se encontra em Balneário Piçarras que não encontra em outra cidade, as pessoas citaram com maior frequência o sossego, paz, qualidade de vida, tranquilidade e museu oceanográfico. Dentre os ativos que a cidade oferece com mais qualidade aos moradores e turistas atualmente 21% falaram que é a localização estratégica, seguida de 10% que responderam a balneabilidade da praia.

Oficina – Plano De Identidade de Baln. Piçarras

Dentre os ativos que devemos aprimorar ou conquistar para representarem a nossa cidade ao longo dos próximos anos, os ligados à infraestrutura lideram as respostas, com 31% no total, dando maior ênfase a questões de melhorias na orla – urbanização de molhes, urbanização da orla e acesso à orla na praia no Itacolomi.

Foi questionado aos participantes referente ao que Balneário Piçarras deve ser reconhecida como referência, 39% responderam que é por suas belezas e qualidade natural, tendo os mesmos 39% que falaram referente a qualidade de vida, seguido de 16% com ambiente familiar e 6% de recreação/lazer.

Se extraiu das oficinas também quais elementos que remetem a essência local, com respostas maiores na praia/natureza e nas ilhas, seguido de qualidade de vida/tranquilidade. No debate ao se a cidade quer oferecer quantidade e preço baixo ou qualidade diferenciada e valor agregado 100% das pessoas responderam que a qualidade diferenciada e valor agregado é o melhor para Balneário Piçarras.

Além desses dados, outros podem ser encontrados no relatório completo, que está disponibilizado no hotsite do plano – www.identidade.balnpicarras.com.br – que também explica o processo envolvido, etapas, objetivos e agenda. A partir de agora, iniciam-se os trabalhos para a confecção da marca-lugar, que deve ser apresentada em maio em três possibilidades para votação popular.

De acordo com Susan, a votação ocorrerá tanto em meio físico, quanto no digital.

“A previsão é para que as possibilidades estejam disponíveis no começo de maio. As três versões serão abertas para a escolha da comunidade no site do município e também em alguns pontos da cidade”, exalta.

 

Por Elinton Geremias
Diretor de Comunicação
Prefeitura de Balneário Piçarras
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