Considerada a atração mais visitada da cidade (para não dizer de toda a Espanha), essa basílica de Barcelona continua em constante construção, desde que o arquiteto catalão Antoni Gaudí assumiu a obra, em 1883.
Com diferentes estilos sobrepostos, como muçulmano e católico, a Mezquita de Córdoba reúne nove séculos de trabalhos arquitetônicos e é considerado um dos mais belos exemplos de arte muçulmana de toda a Espanha.
Parada final dos peregrinos que percorrem os mais de 800 km do tradicional Caminho de Santiago, no norte da Espanha, essa construção é conhecida também pelas emocionantes missas diárias dedicadas aos que concluíram a longa caminhada.
Embora predomine o gótico, essa catedral de Castilla y León foi erguida com diferentes estilos artísticos, entre 1221 e 1765.
Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, desde 1984, essa construção é reconhecida por suas torres de 84 metros de altura e pela Puerta del Sarmental, com a imagem de Cristo, ao lado de apóstoles.
De estilo gótico, erguido sobre uma rocha, entre os séculos 12 e 13, esse palácio teve função militar e funcionou também como a residência de Alfonso VIII.Assim como tantas outras construções espanholas, essa obra sofreu diversas alterações em sua arquitetura, cuja última fase é do ano 1587.Seu edifício abriga diversas passagens secretas que se conectam com outros palácios dessa cidade, localizada na Comunidade Autônoma de Castilla y León, a 90 km de Madri.