Quando devo usar o capacete de ciclismo

0
– Aviz Bike –

Dicas exclusivas sobre o uso deste importante acessório para um pedal seguro e tranquilo.

O uso de capacete para pedalar tem sido uma questão bastante discutida e nós da Aviz Bike resolvemos também entrar na discussão. Vamos tentar, por meio desse artigo, tirar algumas dúvidas frequentes que vem à nossa cabeça na hora de sair pro pedal.

A primeira dúvida é: é obrigatório o uso do capacete para pedalar?

Não, no Brasil, segundo o Código de trânsito, não é obrigatório o uso do capacete para ciclistas. Na realidade ele nem é mencionado no artigo 105 que diz ser obrigatório somente a campainha, sinalização noturna traseira, dianteira e nos pedais e espelho retrovisor no lado esquerdo. Apesar de o capacete não ser obrigatório recomendamos o seu uso.

A segunda dúvida que vem à nossa cabeça é: quando seria apropriado o uso do capacete?

Bom, vamos lá, em primeiro lugar precisamos saber onde vamos pedalar. Por exemplo, se vamos fazer um passeio de ciclo turismo em uma trilha bem tranquila em meio a mata, nesse caso não vejo necessidade de utilizar o capacete, pois estamos pedalando na terra e em baixa velocidade.

Agora, caso você vá fazer uma trilha ou praticar o DownHill, neste caso seria aconselhado o uso do capacete pois além de atingir altas velocidades você estaria provavelmente andando em meio as árvores, e o capacete poderia proteger sua cabeça de uma eventual colisão.

Modalidade Down Hill

[alert color=”15d254″ title=”Loja AVIZ BIKE“]Compre online bikes e acessórios. Acesse www.lojaavizbike.com.br[/alert]

Caso você vá pedalar na cidade em meio aos carros onde não há ciclovia ou qualquer faixa preferencial para ciclistas, aconselho o uso do capacete pois pode proteger a cabeça em uma queda, evitando uma lesão maior.

Vale lembrar que o capacete de maneira geral, é produzido de isopor e uma capa fina de plástico, o que não vai proteger a cabeça de uma batida violenta ou até mesmo de ser esmagado por um veículo.

Já existem capacetes com materiais mais resistentes ao impacto como os de EPP (Polipropileno Expandido) e o EPS (Poliestireno Expandido) materiais que também são utilizados na indústria automobilística.

Quero até deixar uma experiência própria, certa vez em uma ocasião em que eu ia para o trabalho de bike, um ciclista veio em alta velocidade na minha mão de preferência, quando eu avistei já era tarde, batemos de cabeça um no outro. Eu estava de capacete, confesso que doeu muito mas não tive nenhum corte, já o ciclista que vinha de encontro não teve a mesma sorte pois estava sem capacete.

Apesar de o capacete ser uma proteção limitada, pois não protege o rosto, uma coisa é certa, não dá pra vacilar, ele pode ser de grande ajuda em pequenas quedas ou colisões.
Espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas sobre o uso ou não do capacete.

E deixo a seguinte dica pra você que está pensando em comprar um: na dúvida use capacete!

Por Marcos Vieira – MJV Representações

AVIZ BIKE
Barra Velha (SC)
47 3456-0792
[social title=” Loja Aviz Bike” subtitle=”” link=”https://www.facebook.com/LojaAvizBike/” icon=”fa-facebook-square”]